Para nós os cristãos, o que representa a cruz do Gólgota Biblicamente?

Primeiro devemos entender o que representa a cruz vazia para os cristãos. A haste vertical representa o relacionamento de Deus com os homens, e a haste horizontal o de um indivíduo com seu próximo. A cruz é usada por cristãos, como uma séria declaração de fé. 

A cruz do gólgota a Bíblia mostra que é um lugar de humilhação voluntária, o Senhor Jesus Cristo voluntariamente Se permitiu se castigado na Cruz, ver (Fl 2.8 LH) “ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz”.A cruz do gólgota, embora não pareça foi um lugar de intercessão, o texto sagrado revela isso, meu amigo (a) veja e entenda, foi o lugar de uma grade intercessão por todos (Lc 23.34a)“[Então Jesus disse: – Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo]”.

 

O que poderia acontecer de pior para as pessoas que recebiam o castigo de morte na cruz, além da morte terrível claro, era o vexame e a desonra, o Senhor Jesus na cruz no gólgota sofreu esse grande vexame e desonra ver (Hb 12.2-3LH) “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. Pensem no sofrimento dele e como suportou com paciência o ódio dos pecadores.

 

 

Assim, vocês, não desanimem, nem desistam”.A primeira vista a cruz por ter sido uma situação de morte para Cristo e lugar de dor e de grande desonra,  mostra uma aparente derrota do Senhor Jesus ver (Lc 23.35 LH) “O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus, dizendo: – Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!”, essa situação pode ocorrer na vida de todos os cristãos que de fato seguem ao Senhor Jesus Cristo, pessoas que não professam a fé em Cristo fica censurando o cristão quando estão passando por adversidades, a Palavra de Deus é duvidosa para os incrédulos quando veem o cristão em situações desfavoráveis, esses incrédulos se tornam mais convencidos pelo o diabo de que ser cristão não vale apena, se fundamentam mais ainda na situação de religioso do que ser um cristão obediente as leis do Senhor Jesus Cristo, e por essa aparente derrota do cristão muitos deixam ser levados pelas ilusões que o mundo oferece, assim como na cruz ocorreu uma aparente derrota de Cristo; hoje ninguém diz que Cristo é derrotado, assim também a aparência de derrota de um cristão fiel é com certeza momentânea, e logo não dirão mais “olha lá o crêntinho, só vive na igreja e nada muda”, mas depois de um tempo dirão “o quê que houve?depois de crente ficou metido, ficou besta” ou simplesmente não vão falar nada, e continuarão na torcida dos derrotados e despeitados, sem terem a coragem de admitirem que, só com Jesus o homem é vitorioso; mas para essesque são contrário a Palavra de Deus,um recado da Palavra de Deus (Jo 3.27) “João respondeu: – Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus”.

Jesus recebeu do Pai essa missão de padecer na cruz para salvar o homem que pudesse crer. Fica claro que os que confiam no Senhor são mais do que vencedores. A Bíblia mostra que na cruz houve uma obediência plena do Senhor Jesus á Deus Pai, (Fl 2.8) “ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz”. (At 8.32) “Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca”.(Jo 14. 31) “Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.Para os que creem, a cruz é a expressão do amor de Deus e de uma promessa de salvação (Gl 2.20) “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. (Lc 23.43) “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

O Senhor Jesus através da cruz no gólgota oferece graça e salvação para todos os que creem, e a inscrição na cruz, em três idiomas, anuncia a salvação a todos sem acepção de pessoas, (Lc 23.38) “E também, por cima dele, estava um título, escrito em letras gregas, romanas e hebraicas: Este é O Rei dos Judeus”.

 

 

 

 

 

O senhor Abençoe à todos os que crerem!

 

 

 

 

 

Bp. Eliel Luna.

Última atualização em Qua, 19 de Setembro de 2012 19:01

Comentar


Código de segurança
Atualizar

You are here Home